6 Iniciativas de Inbound Marketing para Implementar Hoje – Criação de Sites, Anúncios no Google, Marketing Digital

6 Iniciativas de Inbound Marketing para Implementar Hoje

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Hoje veremos como o CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da taxa de conversão) e o Inbound Marketing andam sempre juntos.

Traremos aqui 6 iniciativas de CRO simples, mas de grande efeito, que vão te ajudar a dar um up na sua taxa de conversão e na perfomance de Inbound Marketing.

1) Aprenda mais com os heatmaps dos visitantes

Às vezes seu teste heatmap poderá mostar que uma área da página que você dá muita atenção na verdade está sendo ignorada pelos visitantes.

Não há desculpa para não rastrear o heatmap do seu site nas páginas de conversão. Não há substituto para ver, com dados de rastreamento reais, como os visitantes do site estão seguindo pelo funil de conversão.

Simples, mas não há melhor fonte de informações do que a experiência dos próprios visitantes acessando seu site.

O heatmap demonstra quais os elementos do design da página que estão atraindo atenção e dirigindo à ação.

Há elementos na página que recebem muitos cliques, mas não são clicáveis? Você pode se surpreender com quantos cliques de visitantes podem ser perdidos. Você pode ter uma sólida taxa de conversão só por fazer um elemento que seus visitantes gostariam que fosse clicável em realmente clicável.

Os padrões de cliques dos visitantes estão te dizendo o que eles realmente querem ver? Não importa o quão focado você possa pensar que o design da sua página está, visitantes às vezes encontram uma maneira de dizer o que é realmente importante.

2) Mude a cor do botão de CTA (Call to Action)

Parece ser insignificante, mas a cor do botão de CTA do seu site pode estar travando sua taxa de conversão. A boa notícia é que testar é fácil e fazer isso é uma ótima maneira de começar com CRO.

Há vários artigos que dizem que botões vermelho ou laranja são os melhores, mas não acredite na moda. Diversos testes têm demonstrado que o contraste é um fator muito mais determinante para o sucesso do que qualquer regra de botão vermelho ou laranja

3) Teste A/B (Teste de uso dos elementos específicos) para as headlines da sua landing page PPC (pay per click)

Tudo bem, você pode testar as headlines em qualquer landing page. Mas, eu escolhi as PPC landing pages por uma razão: você está pagando para mandar pessoas lá, então você deve tentar extrair o máximo que puder deste tráfego.

A maior parte das plataformas de CRO ofereceram a habilidade de facilmente testar headlines de landing pages. A parte mais difícil está em testar as headlines certas. Conforme você construir suas opções de headline, uma rápida pesquisa no Google irá mostrar inúmeras formulas de headlines. Teste-as.

Foco no benefício: headlines que comunicam o benefício do produto ou oferecimento de serviços. ex.: consiga mais leads com inbound marketing

Descritivas: headlines que digam o que é o seu produto ou serviço

Emocionais: headlines que possuam apelo emocional, descrevendo um sentimento que elas possam adquirir comprando um produto ou serviço. ex: “Você vai amar ser um vendedor melhor”

Combine os ads: muitos marketeiros encontraram melhor resultados quando há simetria entre o termo que busca e a headline.

4) Faça um teste split da sua landing page mais visitada

Armado com novos insights de como seu visitantes estão experenciando a página e as headlines estão ressoando melhor, você está pronto para criar um teste split e um novo design de landing page.

Além de traduzir as aprendizagens de testes anteriores para o seu novo design, considere aproveitar esta oportunidade para responder a perguntas-chave adicionais que os leads podem ter ou testar um novo elemento de design focado na conversão (como, por exemplo, a foto direcional olhando para o botão CTA truque).

E, ao escolher sua página de destino mais visitada para o teste pode não ser a melhor abordagem em todas as instâncias, para muitas marcas o benefício de obter resultados de testes estatisticamente significativos superará os riscos percebidos de testar uma página altamente visitada.

5) Modifique os títulos dos seus e-mails para melhorar a taxa de abertura

Segundo Ogilvy, uma vez que você escreveu sua headline ou título do e-mail, você gastou 80% do seu investimento em marketing.

É o titulo do e-mail que determina se ele irá ser aberto ou não.

Além das típicas táticas de escrever headline, é um grande número de diferentes tipos de títulos para testar. Por exemplo, enquanto você deve ser cuidadoso para não exagerar, adicionar personalização no título do seu e-mail é frequentemente um ótima maneira de aumentar o número de aberturas. Só tenha certeza de que todos os seu cadastros estejam completo para não correr o risco da personalização dar errado.

Apesar de não serem adequados a todas as marcas, usar emojis no seu título também tem demonstrado entregar um bom aumento de taxa de abertura.

Então, teste logo e teste sempre.

6) Tente uma sequência de nutrição de leads radicalmente diferente

Esta dica presume que você tenha alguma experiência em inbound marketing e que você já implementou uma sequência de nutrição de leads. Infelizmente, muitos marketeiros tratam sua sequência de nutrição de leads como um exercício de envie-e-esqueça.

Eu descobri que muitos especialistas de inbound primeiro nutrem os leads com uma sequência de poucas mensagens com longos intervalos de tempo. Se esta descrição parece com você, tente integrar alguns posts do blog recentes na sua sequência de nutrição para aumentar o número de mensagens que você está mandando em 50% ou mais.

Hoje é o segundo melhor dia para começar

Se você chegou a esta parte do texto, é seguro dizer que você começou a refletir um pouco mais sobre CRO agora. Como muitas outras coisas, o melhor momento para começar com CRO foi provavelmente anos atrás – e o segundo melhor momento é agora.

Como anda o Marketing Digital de sua empresa?
Carlos Almada
Carlos Almada
CEO e Founder da Charterhouse Agência Digital. Mais de 15 anos de atuação no mercado de Marketing Digital, Carlos Almada é Consultor de Marketing Digital, Especialista SEO, Palestrante e Professor de Comunicação Digital, SEO e Inbound Marketing.

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