10 Dicas Para Aumentar Suas Vendas no Instagram – Criação de Sites, Anúncios no Google, Marketing Digital

10 Dicas Para Aumentar Suas Vendas no Instagram

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Com mais de 500 milhões de usuários ativos mensais, o Instagram pode ser considerado uma mina de outro para a captação de novos clientes.

Com apenas 7 anos de vida, o Instagram revolucionou a forma com que usamos nossas redes sociais e o celular de forma diária.

Mas qual seria a razão que o Instagram é tão bom para negócios? Engajamento. Sua taxa de engajamento pode superar a de outros canais sociais, às vezes até ter uma maior visibilidade que todos eles juntos!

Porém nem tudo são flores, pois um simples usuário desta ferramenta perde 70% das postagens das contas que segue. E você não pode apenas confiar em bombardear seus seguidores com mensagens de “Bom dia” ou somente com fotos.

Não se preocupe, neste post vou ajudar seu negócio a vender mais no Instagram com estas 10 super-dicas. Vamos começar?

#1 Utilize Imagens Melhores

O Instagram foi criado como sendo uma rede social de compartilhamento de imagens em boa qualidade e legais. Esta é a primeira coisa que iremos mudar.

Você não precisa de uma câmera incrível para tirar ótimas fotos. A maioria dos smartphones possuem câmeras com qualidade mais do que suficiente.

Algumas dicas para tirar fotos incríveis

  • Escolha um tema não só para sua postagem, mas para o canal que você está criando.
  • Obedeça este tema e poste de forma consciente.
  • Tire muitas fotos com sua câmera. A prática leva a perfeição!
  • Após isto, não publique todas as fotos. Prefira qualidade e não quantidade.
  • Faça edições simples.
  • Tire fotos de ângulos diferentes e aproveite a iluminação.

Além de tirar fotos, você também pode aprimorá-las com as ferramentas corretas. Por exemplo, se você quer adicionar uma citação inspiradora sobre uma boa foto que você tirou, pode usar  Buffer’s Pablo, Adobe Spark, ou o Canva.

Mas se você não sabe sobre o que postar, ainda assim existem ferramentas que podem ajudar mesmo na hora mais sombria, um exemplo é o PromoRepublic uma biblioteca de ideias e templates com inúmeras ideias, para diferentes setores da indústria.

promorepublic

Para mais inspirações, confira estes perfis no Instagram:

#2 Faça Concursos

Concursos no Instagram é uma das melhores maneiras de criar engajamento com seu público, conquistar um número maior de seguidores e gerar vendas.

Os três tipos básicos de concursos pelo Instagram são:

  • “Curtir/Like para ganhar” (Eles só têm que gostar da sua foto)
  • “Enviar E-mail” (Enviar algo para seu e-mail para ganhar)
  • Usar Hashtags (Enviar uma foto com uma hashtag)

O que melhor vi dar resultados é o de usar uma hashtag específica. É mais simples para as pessoas entenderem e utilizarem em suas contas.

Uma das ações mais legais que conheci foi a de um restaurante americano que pediu aos seus clientes que publicassem uma foto usando um modelo de bigode característico da rede.

Movember Instagram Contest

#3 Utilize vídeos e Histórias

Com o recente lançamento do Instagram Stories, agora você pode fazer um vídeo tipo Snapchat para enviar aos seus seguidores. E antes disso, há muito tempo você já pode enviar vídeos para seu feed. Você está aproveitando esta grande arma?

De acordo com pesquisa de abril de 2015 pela Locowise, apenas 10,81% das postagens no Instagram estão em formato de vídeo. No entanto, eles recebem 17,51% de todos os comentários!

Para aproveitar ao máximo seus vídeos do Instagram, experimente estas dicas:

  • Assim como com imagens, grave seu vídeo sempre com boa iluminação.
  • Obtenha um tripé para manter a câmera ou o smartphone firme ao gravar.
  • Grave cenas de bastidores para fazer seus seguidores se sentirem especiais.
  • Grave seus produtos em ação – especialmente se você conseguir que um um cliente o use.
  • Mostre o que você vê através de seus olhos. Tente capturar a vida de sua marca.

Cappuccino para arredondar a manhã aqui na agência. #cafe #cofee

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Mais informações sobre vídeos no Instagram podem ser vistas aqui

Dica Ninja: O Instagram lançou recentemente a capacidade de ver suas estatísticas e anúncios gráficos em Stories. Mais uma razão para usá-lo!

#4 Dê aos seus seguidores informações exclusivas

Parte do apelo de seguir uma marca no Instagram é a ideia de que estamos de alguma forma “ligados”. Na verdade, faz parte de nosso instinto fazer parte de um grupo e, a partir deste grupo, termos motivação para determinadas ações.

Por que não aproveitar esta descoberta?

Informações exclusivas não tem que ser apenas descontos ou cupons. Você também pode oferecer coisas como:

  • Demonstrações ou Produtos
  • Concursos somente para o Instagram
  • Fotos e vídeos dos bastidores

Aprontando com o Instagram Live nas turmas da noite na @targettrustpoa #instagram #marketingdigital #mkt #digitalmarketing #seo #socialmedia

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#5 Sempre Responda aos Comentários

Se seus seguidores estão comentando, você deve aproveitar ao máximo! Os comentários mostram que as pessoas gostam de suas postagens e querem se envolver com sua marca.

Também é importante responder com bastante rapidez. Geralmente não mais do que 24 horas. Se você demorar muito para responder, as pessoas vão sentir que não são uma prioridade ou que você não leu seu comentário. Dito isto, mesmo que demore mais, ainda faça um esforço para responder. Você pode até usar a dica #10 em seus comentários!

Dica Ninja: Se você receber um número tão grande de comentários que você simplesmente não consegue responder (que bom!), você sempre pode considerar a contratação de um assistente virtual para cuidar dos seus comentários. Alguns podem ser encontrados a preços muito razoáveis e fazem um excelente trabalho.

#6 Mande mensagens Diretas aos seus Fãs Pedindo Compartilhamentos

Esta prática não é muito utilizada, nem muito bem vista. Mas mesmo assim dá resultado, tudo depende de como você vai chegar nas pessoas.

Se eu fosse mandar uma mensagem pedindo para um seguidor compartilhar minhas fotos, provavelmente eu faria da seguinte forma:

“Olá, Fulan@!

Eu só passei aqui para dizer que eu realmente aprecio que você faça parte da minha lista no Instagram. Gosto muito de suas fotos e dicas em meu feed. Você tem um número muito grande de visualizações. Que queria te fazer uma pergunta, já você tem tantos seguidores também, você se importaria de compartilhar meu post para ajudar a ter mais visualizações? Muito obrigado! @CarlosAlmada .”

Lembre-se – este é um jogo de números. Quanto mais pessoas você impactar com esta mensagem, maior a sua chance de sucesso nesta estratégia!

#7 Use Um Número Maior de Hashtags

Ao contrário do Twitter e Facebook, onde o uso de mais de duas hashtags diminui o engajamento, os usuários do Instagram não conseguem um número relativo de visualizações somente com isto. Na verdade, quanto mais hashtags você usa, mais engajamento você recebe!

Instagram hashtag chart

O veredito? Use todas as 30 hashtags disponíveis para suas postagens.

Se você não tem certeza de quais hashtags usar, você pode procurar hashtags dos concorrentes ou verificar as 100 hashtags mais populares compiladas por Webstagram aqui. Você também pode verificar quais hashtags seus seguidores estão usando para ver o que é popular dentro de seu nicho.

#8 Inclua o Link para Seu Negócio

Sem um link para sua loja (geralmente colocado em sua bio), seus seguidores não têm uma maneira de tornar-se facilmente clientes.

Enquanto você ainda não pode vincular um link diretamente em suas imagens e vídeos, você ainda deve colocar uma URL lá para quem estiver interessado em copiar e colá-lo. É também por isso que você deve tentar tornar suas URLs curtos e legíveis.

#9 Faça Amigos Influentes

Influenciadores são uma das principais maneiras de crescer rapidamente e gerar um número incrível de vendas!

Veja esta parceria entre Old Spice e Logan Paul. O vídeo recebeu 3 milhões de visualizações!

Se você está pronto para começar a caçar influenciadores para a sua marca, há uma abundância de ferramentas gratuitas e acessíveis que você pode usar como Influence.co, BuzzSumo ou Klout.

Embora eu não recomende pagar (pelo menos não no início), você pode oferecer produtos gratuitos e descontos para seus seguidores. Tente encontrar os usuários que não têm apenas uma grande base de seguidores, mas também um alto envolvimento. Você não quer alguém que acabou de “comprar” seus seguidores.

#10 Utilize a Língua Universal da Internet: Emojis

É isso mesmo – a internet tem um novo idioma. Na verdade, não é nada mais do que símbolos. Você provavelmente já o usou antes.

Essa linguagem é emojis. Com o lançamento do teclado emoji no iOS, o uso de emoji explodiu no Instagram.

Emoji use chart

The most engaging emojis

Em uma publicação o portal A Guerra do SEO mostra que anúncios de aplicativos que continham Emojis em seu texto na Play Store tiveram um aumento de 25% na taxa de cliques e downloads.

Concluindo, o Instagram pode ser um lugar lucrativo para obter mais vendas para o seu negócio. Quase 57% dos usuários do Instagram usam a plataforma diariamente. No entanto, também pode ser um pouco assustador e confuso às vezes. Com estas dez dicas, você estará bem direcionado ao caminho do sucesso!

Como anda o Marketing Digital de sua empresa?
Carlos Almada
Carlos Almada
CEO e Founder da Charterhouse Agência Digital. Mais de 15 anos de atuação no mercado de Marketing Digital, Carlos Almada é Consultor de Marketing Digital, Especialista SEO, Palestrante e Professor de Comunicação Digital, SEO e Inbound Marketing.

3 Comentários

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